A importância do conteúdo para SEO
Em muitos casos, é pensado (erroneamente) que SEO é relacionado apenas em dar o seu site nas mãos de um especialista, que irá otimizá-lo através de técnicas e estudos e, depois de um tempo, o site simplesmente aparecerá na primeira página do Google ou de outros buscadores. Entretanto, isso está completamente errado.
Os critérios do Google para o ranking de sites em suas páginas de pesquisa é muito instável e muda praticamente todo dia. Por essa razão, é preciso estar atento ao que, no final das contas, tem um papel de grande importância para os robôs de “fiscalização” do Google: o conteúdo do site.
Com um bom conteúdo, você pode garantir que um usuário tenha uma experiência mais longa em seu site, fator que conta significativamente para o Google.
Como a experiência de um usuário em seu site conta para o Google
Com a frequente utilização das técnicas de black hat, o Google focou em um novo critério para avaliação: o user experience. O user experience, em resumo, analisa quanto tempo um usuário passa dentro de uma página do seu site.
Esse pode ser um quesito complicado, já que a atenção do leitor (ou do usuário, no caso), é sempre um desafio para qualquer pessoa que lida com público nesse tipo de gênero. Por essa razão, voltamos novamente ao assunto principal do artigo, que são os conteúdos.
Como os conteúdos são importantes dentro do SEO?
Quando falamos sobre SEO, também estamos falando sobre tráfego orgânico, ou seja, da quantidade de acessos que o seu site pode conseguir através da pesquisa em buscadores como o Google. Nesse ponto, as keywords (palavras chaves) também já se destacam, já que é através delas que o usuário irá encontrar o seu site.
Portanto, é muito importante, dentro do SEO, realizar um estudo de palavras chaves dentro do próprio Google para que você tenha uma base para desenvolver conteúdos qualificados, que tenham um propósito perante os seus usuários.
Além disso, você também poderá fazer uma série de linkagens dentro do seu próprio site, possibilitando que os usuários tenham ainda mais facilidade para encontrar as outras páginas de conteúdo em seu blog.
Com isso, você estará matando dois coelhos com uma cajadada: preenchendo o seu site com conteúdos de qualidade (o que é um dos pontos fundamentais dentro dos critérios do Google) e fazendo com que o user experience em seu domínio também seja proveitoso (outro ponto também muito fiscalizado e aproveitado pelo Google).
Como fazer com que seu conteúdo seja proveitoso para um usuário?
Existem várias técnicas que possibilitam que o seu conteúdo seja mais proveitoso dentro do user experience. Confira algumas:
- Frases de conexão (bucket brigade)
Basicamente, o bucket brigade se resume em utilizar frases de conexão dentro do seu site. As frases de conexão possuem como principal intenção manter a proximidade do leitor de uma maneira informal, fazendo com que a atenção dele dentro do conteúdo seja ainda maior. Algumas dessas frases são: “por que isso é importante?”; “como você pode utilizar isso?”; “nós te explicamos o porquê”, entre várias outras.
- Boa utilização dos intertítulos
Os intertítulos são fundamentais na boa formação de qualquer texto voltado para a internet. Eles colaboram para que o site em si fique menos chato, fazendo com que os leitores tenham mais vontade de continuar lendo o seu conteúdo.
Por essa razão, encontre bons intertítulos, que colaborem e que chamem a atenção dos usuários. Reparta o seu artigo em tópicos, dê a informação de uma maneira menos chata e mais interessante para o leitor!
Concluímos que...
Concluímos o que já foi concluído há tempos (pelo menos pelo Google). O conteúdo é a parte mais importante do SEO e, de maneira alguma, deve ser deixado em segundo plano para ser substituído por outras técnicas de SEO!