As vantagens do marketing de posicionamento para internet
Muito antes da internet existir na vida diária de um número considerável de pessoas, o marketing já era realidade. Sabe por que? Há um nome bastante conhecido entre os estudiosos e aqueles que buscam saber como aplicar este método em suas empresas: Philip Kotler. Com livros datados da década de 1990, Kotler deu ênfase a esta técnica que não envolve apenas vender, mas, principalmente, conquistar o público-alvo por meio de estratégias previamente pensadas.
O que é Marketing?
De acordo com o próprio Kotler, “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.
Marketing e o meio digital
O marketing tem diferentes meios e variedades de aplicações para ser desenvolvido, mas, neste artigo, a nossa base será a internet.
Kotler escreveu sobre as etapas que envolvem a parte administrativa do marketing e, a princípio, nosso foco será o posicionamento. Contudo, não podemos deixar de mencionar que o autor também falou em relação à segmentação, pesquisa de mercado e definição de público-alvo, todos muito importantes para que a gestão de empresas de qualquer segmento possa dar certo.
A ideia de posicionamento voltada para o digital relaciona-se às estratégias a serem aplicadas para posicionar uma empresa, marca ou produto, conforme o segmento ao qual faz parte e ao modo como essas estratégias serão trabalhadas. Cabe dizer que o objetivo principal é consolidar os conteúdos na mente dos consumidores em potencial. Nesta etapa, cria-se uma identidade entre o que é apresentado pela empresa e aquilo que o público busca para suprir necessidades.
As vantagens do marketing de posicionamento para internet (MPI)
O posicionamento para internet tem como ponto primordial atingir a persona a ser conquistada, ou seja, o consumidor em potencial. Após isso, deve-se ter em mente duas coisas relacionadas à jornada de compra: ela tem início antes do desejo de compra e não termina depois da aquisição do produto ou serviço.
Por que?
Para fidelizar um cliente é indispensável fazê-lo sentir necessidade de ter acesso e de ficar próximo ao seu conteúdo. Isso é conseguido com qualidade e aplicando as regras exatas de engajamento, inclusive para atrair novos consumidores em potencial.
Benefícios do MPI para sua empresa
- Obtenção de clientes;
- Fidelização de clientes;
- Elevação dos lucros;
- Aumento das metas;
- Tráfego.
Para a empresa conquistar essas vantagens e melhorar sua imagem na web, é indispensável contratar profissionais especializados. Falando em termos mais técnicos, o contratado precisará entender dos 5 pilares do MPI: desenvolvimento de websites, SEO, marketing de conteúdo, redes sociais e web analytics.
De modo geral, será elaborado um site com excelente visual, atrativo e fácil de navegar. Isso facilitará a ação dos robôs de sites de pesquisa, para que o website da empresa consolide-se nas primeiras páginas, após ter sua estrutura e conteúdo analisados.
A empresa deverá apostar no uso correto e diferente das mídias sociais, e usá-las para conseguir com que um número maior de pessoas tenha acesso ao site. Além disso, leve em conta a mensuração. É importantíssimo saber se seu trabalho vem dando certo, tanto perante os sites de busca como o público.
Quer entender mais sobre o que é cada uma dessas etapas? Leia o artigo: Conheça 5 pilares do marketing de posicionamento para internet (MPI).