Como o SEO pode ajudar seu site a competir no ranking do Google
Existem cerca de 25 bilhões de sites na internet. E é isso mesmo que você está lendo! É um número surpreendente, que nos faz pensar: como fazer o meu site se destacar no meio de tanto conteúdo assim? É nesse ponto que as técnicas de SEO entram.
SEO, que pode ter a sigla traduzida como “otimização de sites” para o rankeamento do Google, é um dos pontos mais comentados e fundamentais para quem procura ter o seu site destacado na primeira página do Google, um dos buscadores mais importantes da internet. Através de estudos dos critérios do próprio Google para realizar esse rankeamento, o SEO trabalha com técnicas que visam a otimização de sites para que se enquadrem nesses pontos fundamentais.
Como o SEO faz o seu site ter uma maior visibilidade no Google?
Como já foi dito, o SEO trabalha com a otimização de sites. Ou seja, elaborando conteúdos de qualidades, que devem ser postados com certa frequência, trabalhando com as keywords (também conhecidas como palavras chave) e com a vitalidade do domínio escolhido para o site. Dessa forma, é possível atrair o que é chamado de tráfego orgânico, ou seja, acessos no site através das pesquisas no Google.
O SEO é um trabalho que requer tempo e paciência, já que o Google não é uma ciência exata e que, na realidade, está sempre mudando e adaptando os seus critérios. Todavia, o SEO pode, com toda a certeza, auxiliar o seu site para que ele tenha uma maior visibilidade no Google.
Diferenças entre os sites pequenos e os sites grandes para o ranking do Google
Como dito anteriormente, existem 25 bilhões de sites em toda a internet. Alguns destes, são sites antigos, que já estão há muito tempo online e que já possuem uma série de vantagens no ranking do Google. Nesse âmbito, você pode se perguntar: como o meu site terá uma competitividade nesse meio tão, teoricamente, desigual?
Bom, é possível dizer que o meio é apenas teoricamente desigual mesmo. O ranking do Google, assim como as técnicas de SEO, são bem democráticas. Ou seja, com um pouco de esforço e estudo, é possível fazer com que o seu site se destaque em meio aos outros grandes e já consolidados sites que estão online há um certo tempo.
É claro que esses grandes sites já possuem algumas vantagens significativas, como maiores recursos financeiros, uma equipe especialista em marketing, confiança estabelecida na marca, acessos frequentes no site, entre outras. Entretanto, os sites pequenos também podem possuir algumas vantagens, que o SEO garante que sejam agarradas ao máximo.
A liberdade de criação de conteúdo, a autenticidade desses conteúdos e o possível foco em poucas estratégias são uma das vantagens no SEO para sites de menor expressão, que também contam muito para o rankeamento do Google.
Estratégias no SEO que farão o seu site ter uma grande competividade
Existem algumas estratégias que podem possibilitar uma maior competitividade dentro do ranking do Google e que são facilmente realizadas através do SEO.
A utilização de palavras chaves específicas, que devem ser escolhidas através de um estudo dentro do próprio Google, é uma dessas estratégias. Com cada uma das palavras chaves, é possível elaborar uma pauta completa e, com isso, realizar a criação de um conteúdo de qualidade, que faz muita diferença para o ranking do Google. Dessa forma, também é possível escolher se aprofundar nesses conteúdos das palavras chaves, fazendo com que o seu site fique ainda mais completo.
Com um site novo e menor, também é possível construir uma proximidade maior com cada uma das pessoas que acessa o seu site. Você pode estudar as personas e compreender as necessidades de cada uma delas. Com isso, você também criará um engajamento maior para a sua empresa.
Outro ponto interessante é apostar, também, em conteúdos menos rentáveis para os grandes sites, fazendo com que, futuramente, eles sejam rentáveis para você.
Todos esses pontos podem ser abordados através do SEO, fazendo com que essas técnicas sejam, de fato, muito interessante para aumentar a competitividade do seu site perante os critérios do Google e também, por que não, de outros buscadores também!