Conheça 5 pilares do marketing de posicionamento para internet (MPI)
O que é MPI?
Marketing de posicionamento para internet (MPI) é um conjunto de serviços digitais aplicados a sites de empresas e marcas, com o objetivo de melhorar a visibilidade e, por consequência, a posição dessas empresas nos sites de buscas online.
O MPI auxilia diretamente as estratégias de comunicação usadas para gerar conteúdos para os sites dos mais variados segmentos. Além disso, o MPI também é um reforço para o “Branding” (conjunto de estratégias, conceitos e planejamentos, que visa atingir posicionamento único no coração e na mente daqueles que terão acesso aos conteúdos publicados).
Como é composto esse conjunto de serviços digitais?
Os especialistas em marketing de posicionamento para internet (MPI) fazem uso de cinco estratégias para alavancar o nome de empresas ou marcas na internet. Os 5 pilares que formam os serviços digitais são: desenvolvimento de websites, SEO, marketing de conteúdo, redes sociais e web analytics.
Entenda os 5 pilares do Marketing de Posicionamento para Internet (MPI)
1. Desenvolvimento de Websites
Um site é indispensável para conseguir executar as estratégias do MPI. A dica que damos à você é contratar uma empresa especializada em web designer, para criar um site atrativo, contendo as seguintes características: originalidade, fácil aprendizagem, fácil navegação e bom design visual.
Leia aqui nosso artigo completo sobre Criação de Sites
2. SEO
Sigla em inglês para Search Engine Optimization, que em português significa Otimização de Mecanismos de Pesquisa, o SEO é um pilar complementar do desenvolvimento de websites. Ainda que pareça difícil, o SEO nada mais é do que um conjunto de técnicas aplicado para tornar as páginas de um site mais harmônicas e, assim, facilitar o rastreamento dos robôs dos sites de pesquisa, como o Google.
Essas técnicas conhecidas por quem trabalha com marketing digital fazem os robôs compreenderem com mais facilidade o conteúdo publicado e ajudam a indexar esse material, nas primeiras páginas do índice dos buscadores.
Leia aqui nosso artigo completo sobre Otimização de Sites
3. Marketing de Conteúdo
Sem conteúdo é bem difícil os sites serem bem rankeados pelas ferramentas de pesquisa. Pode-se dizer que o conteúdo é o organismo responsável por manter um site funcionando e, o principal, alcançando ótimas posições nas buscas.
Um conteúdo bem elaborado e de qualidade, que segue as regras de engajamento, atrai e busca novos clientes. Com bom planejamento, pode-se utilizar tanto para fidelizar clientes como para atrair aqueles que procuram o serviço ou produto oferecidos por você.
Leia aqui nosso artigo completo sobre Produção de conteúdo
4. Social Media
É impossível dispensar esse pilar em pleno século XXI. As mídias sociais, elaboradas através das redes sociais, além de serem ótimos canais de interação com o público consumidor, ainda são uma maneira prática e rápida de manter contato a partir da postagem de links, que direcionam os consumidores.
Esse último ponto é um grande impulsionador de tráfego, pois pode levar o consumidor da rede social até o site da empresa, apenas com um click. Essa estratégia aumenta consideravelmente o número de visitas e é mais um motivo para a elaboração de conteúdos de qualidade.
Leia aqui nosso artigo completo sobre Integração com mídias sociais
5. Web Analytics
O marketing de posicionamento usa de ferramentas da própria internet para mensurar as performances e resultados de um website. É desse conjunto de ferramentas que vem o termo web analytics. As ferramentas disponíveis para mensuração são variadas e encontradas de forma gratuita, com recursos mais limitados ou pagas, que geram mais informações para análise.
Conforme o interesse das empresas, as ferramentas verificam o rastreamento de palavras-chave para ajudar o responsável do marketing digital a saber quais usar nos conteúdos. O número de visitas e a quantidade de links compartilhados também aparecem nos resultados, e auxiliam a identificar as métricas ideais a serem aplicadas.
Leia aqui nosso artigo completo sobre Monitoramento e análises de resultados
Considerações finais sobre os 5 pilares do MPI
Agora, fica fácil identificar os diversos benefícios que uma boa estratégia de marketing de posicionamento para internet (MPI) podem gerar para a sua empresa, agregando valor à estratégia de branding e ajudando você à economizar, pois não será preciso investir em mídias de menor expressão.
O melhor meio para aplicar o marketing de posicionamento para internet e otimizar o website da sua empresa, é contratando uma agência experiente na aplicação dos 5 pilares. Para posicionar seu site nas primeiras páginas é preciso conhecer os mecanismos de busca e dedicar-se a eles.