Marketing de posicionamento: como ele pode ajudar a sua empresa a crescer?
Algumas empresas deixam de investir em estratégias de marketing que ajudariam e muito a alavancar a imagem da marca, consolidar clientes e atrair novos, porque o marketing tradicional pode gerar altos custos que não caberiam no orçamento. Publicar em jornais ou revistas, apostar em comerciais de TV ou até mesmo desenvolver folderes geram valores consideráveis.
Contudo, o marketing é uma das formas mais assertivas para atrair o público-alvo e deve ser explorado. É por isso que, com o advento da internet, foi criado o marketing de posicionamento, também chamado de marketing digital ou e-Marketing.
Através desse meio de comunicação capaz de alcançar um número considerável de pessoas, empresas têm apostado em uma nova estratégia para alavancar o nome ou divulgar suas marcas, produtos ou serviços. O marketing de posicionamento possui ótimo custo benefício e pode ajudá-lo a fazer o cliente em potencial se identificar cada vez mais com sua empresa.
Como o Marketing de Posicionamento para Internet (MPI) pode ajudar sua empresa a crescer?
Marketing de Posicionamento
O posicionamento da sua empresa no mercado depende da maneira como ela consegue chegar ao público-alvo e o marketing digital dá esse apoio. As redes sociais são excelentes para divulgação. Você pode criar anúncios de produtos, promoções, fazer enquetes, enfim, são diversas as possibilidades para sua marca, produto ou serviço chegar até os usuários.
Marketing de Relacionamento
Além de um canal de divulgação, as redes sociais também são indispensáveis para os seus clientes optarem por comprar, decidirem compra ou darem respostas sobre o produto ou serviço adquirido na sua empresa.
Use o e-mail marketing. Envie newsletter aos e-mails de clientes cadastrados em seu sistema. É importantíssimo sua empresa ter uma lista com e-mails de potenciais compradores. Essa informação é adquirida em enquetes respondidas, cadastros preenchidos, etc., seja por intermédio da internet ou de alguma loja física, caso a tenha. Ela ainda lhe permite segmentar seu público, facilitando o envio direto das informações da sua empresa para quem realmente irá interessar.
Marketing de Conteúdo
A internet é um meio assertivo para alcançar o público desejado. Você responde dúvidas sem os consumidores saberem que as tinham ou eles pesquisam alguma, nos sites de busca, e encontram respostas e soluções no site da sua empresa.
Para isso, é preciso produzir conteúdos esclarecendo tudo o que pode ser importante para as pessoas em relação ao seu produto ou serviço. Como saber quais as dúvidas dos consumidores? Uma boa estratégia é estabelecer o perfil da “persona” da sua marca. Divulgue em artigos no site da empresa, em blogs, redes sociais, webinars, e-Books e diversos meios digitais de comunicação.
Persona
Quem é o seu público? O que ele quer? O que ele precisa? O marketing de posicionamento te dá essas e outras respostas para você entender com quem está lidando. Identifique todos os perfis dos possíveis consumidores e trabalhe estratégias em cima disso. A persona pode, inclusive, ajudá-lo a melhorar seu produto ou serviço.
Vendas
O marketing digital lhe possibilita criar um site para vendas on-line, como um e-Commerce, ou apenas para divulgar preços e promoções, e direcionar clientes em potencial para uma compra via telefone ou presencial.
Mensuração de Resultados
As métricas são indispensáveis para quem decidiu apostar no marketing de posicionamento. A internet disponibiliza ferramentas gratuitas e pagas: as primeiras podem não apresentar a você todos os resultados esperados e a segunda é obtida de acordo com as mensurações que deseja observar.
Use dessa estratégia para conseguir mensurar o alcance da sua empresa, na internet, por meio de compartilhamentos em redes sociais, visitas em sites e blogs, e vários outros.
Conclusão
Simples de usar e de custo bem menor do que o marketing tradicional, o marketing de posicionamento é excelente estratégia para você fazer crescer de vez a sua empresa nos meios digitais e aumentar sua lista de clientes em potencial. Não podemos esquecer de citar que a comunicação através da internet é mais barata e algumas vezes gratuita, ao contrário da tradicional.
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