Marketing de posicionamento: conheça suas principais características
Marketing de Posicionamento para Internet, conhecido pela sigla MPI, é caracterizado como um conjunto de serviços digitais aplicados para melhorar a posição de websites nas buscas on-line e a visibilidade deles perante aos internautas. O MPI é a estratégia empresarial usada por aqueles que resolvem otimizar e aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros da empresa através da internet.
Boa parte dos empreendedores atuais já se deram conta de que é quase impossível obter vendas significativas sem contar com o apoio do mundo digital. O número de pessoas que acessam a internet só aumenta a cada dia, seja para ler notícias, acompanhar as redes sociais ou efetuar compras.
É por isso que se tornou imprescindível apostar nesse canal como fonte de gerar ainda mais renda. Através da internet e com uma boa estratégia de posicionamento de marketing, as empresas, marcas, produtos e serviços são vistos por clientes e também atingem clientes em potencial.
O marketing de posicionamento para internet (MPI) conta com cinco pilares essenciais para melhorar o posicionamento de empresas nas primeiras páginas do índice dos sites de busca. São eles: desenvolvimento de websites, SEO, marketing de conteúdo, redes sociais e web analytics. Cada um com sua característica e função, todos eles, juntos, ajudam empresas a terem melhor visibilidade perante aqueles que acessam a internet diariamente.
1. Desenvolvimento de websites
Um site com design inovador e atraente é o primeiro passo para fazer o cliente ou cliente em potencial continuar o acesso.
Leia aqui nosso artigo completo sobre Criação de Sites
2. SEO
É um pilar característico do marketing de posicionamento. As estratégias de SEO são para a Otimização dos Mecanismos de Busca, elas estão diretamente ligadas ao desenvolvimento de websites e são aplicadas para potencializar o aparecimento dos sites nas páginas de busca, como as do Google.
Existem empresas especializadas em técnicas de SEO, elas tendem aos seguintes pontos:
- Verificar e desenvolver conteúdo e analisar a parte estrutural do site;
- Fazer análise técnica da parte de desenvolvimento de websites;
- Pesquisar palavras-chave;
- Ter experiência com marketing de posicionamento e digital;
- Entre outras funções.
Leia aqui nosso artigo completo sobre Otimização de Sites
3. Marketing de conteúdo
É uma das partes essenciais dentre as características do marketing de posicionamento. A partir de estratégias de engajamento, é preciso desenvolver conteúdos de qualidade e relevantes, para atingir clientes ou potenciais clientes, e levá-los à compra ou consolidação.
Leia aqui nosso artigo completo sobre Produção de conteúdo
4. Redes sociais
Por meio das mídias sociais pode-se realizar posts com links que direcionem os internautas ao site principal, realizar enquetes, obter feedback sobre a experiência que a pessoa teve para com sua empresa ou fazer com que outra se interesse pelo serviço ou produto apresentado.
Leia aqui nosso artigo completo sobre Integração com mídias sociais
5. Web Analytics
São ferramentas usadas para analisar as mensurações de todo o alcance conseguido pela empresa, marca, produto ou serviço. É possível identificar a quantidade de compartilhamentos, visualizações nos sites, blogs, acessos a redes sociais e vários outros.
Leia aqui nosso artigo completo sobre Monitoramento e análises de resultados
Há certo tempo existem pessoas e empresas especializadas em Marketing de Posicionamento para Internet. A Prime Web é um exemplo. Nós atuamos há mais de dez anos como uma agência de marketing de posicionamento e contamos com especialistas em todos os pilares.