Meu site não aparece na primeira página do Google, o que fazer?
Existem parâmetros a seguir para se ter um site candidato a parecer na primeira página do Google e obter um grande número de acessos diariamente. Escolher um conteúdo completo e de qualidade, um nome bom para o domínio, um tema interessante e frequente atualização são alguns dos requisitos. Mas, em alguns casos, tudo isso é feito à risca e mesmo assim o site não aparece na primeira página de pesquisas do Google.
A primeira reação de muitas pessoas é pensar que algo está errado com o site e que todo o esforço feito foi inútil. Entretanto, tenha calma! Isso pode ser mais comum do que você pensa e nós explicaremos tudo a seguir, confira!
Sandboxed mode e a “punição” do Google aos sites novos
Há alguns anos, foi possível reparar que muitos sites novos ficavam algum tempo sem sequer aparecer nas pesquisas do Google. O número de casos foi tão alto que muitos especialistas em SEO e Webmasters começaram a pesquisar sobre o assunto aqui no Brasil. Dessa forma, foi “descoberto” uma pauta que há muito tempo já é discutida no exterior: o sandboxed mode, o “efeito sandbox” ou simplesmente o Google Sandbox.
Bruscamente falando, o sandboxed mode nada mais é do que uma técnica do Google de deixar sites novos “na geladeira” por cerca de um a três meses. Esse assunto é considerado muito polêmico, contendo opiniões contrárias e também favoráveis em relação a existência ou não desse efeito sandbox. Entretanto, com o aumento recorrente desses casos, é possível dizer que esse mecanismo do Google de fato existe.
O que é o sandboxed mode e para que ele serve?
O sandboxed mode, portanto, é uma técnica utilizada pelo Google para barrar os sites com domínios novos, fazendo com que eles não apareçam sequer nas pesquisas do buscador. Entretanto, para que isso serve?
Alguns sites são criados com o intuito único e exclusivo de ganhar dinheiro. Essa arrecadação de dinheiro se dá pelos acessos nos principais buscadores, como o Google. Dessa maneira, o Google, sabendo disso, estabeleceu essa regra de barrar sites novos por esse período de 1 até 3 meses, para evitar que sites com melhores conteúdos sejam ofuscados por sites que só visam ao lucro mesmo.
De fato, essa espera de 1 a 3 meses realmente pode desmotivar aqueles que só pensam em faturar dinheiro e rapidamente. Entretanto, acaba prejudicando uma série de outros sites que possuem um conteúdo correto e de qualidade e que buscam ter acessos com as melhores das intenções. Todavia, não se desespere, há algumas dicas para que você “trapaceie” o Google Sandbox. Confira!
Meu site não aparece na primeira página do Google! O que eu faço?
Como dito anteriormente, o Google Sandbox barra apenas sites que possuem um domínio recente. Portanto, uma maneira de passar por cima desse método do Google é, exatamente, encontrar um domínio mais antigo, que não tenha tido o seu registro renovado. Desse modo, o seu site não precisará passar pelo tempo “na geladeira”, porque, muito provavelmente, o domínio já passou por isso antes.
Entretanto, se você está satisfeito com o seu domínio mais novo e não quer trocá-lo, então o jeito é esperar pelo tempo de sandbox do Google. Mas não se desespere, nem desanime! Durante o período de sandbox, não fique de braços cruzados esperando o tempo passar. Busque por novos conteúdos, crie redes sociais, compartilhe suas postagens pelas mídias sociais e procure conseguir acessos por outros meios, sem ser o Google.
De tal maneira, quando o tempo de sandbox passar, o seu site estará ainda mais capacitado para aparecer em números mais altos de rankeamento pelo Google. Além disso, pense sempre pelo lado positivo: o Google não é o único buscador existente, portanto, o seu site também aparecerá no Yahoo!, no Bing e em outros buscadores, fazendo com que você tenha alguns acessos – mesmo que sejam poucos.