MPI: conheça os 5 pilares desta estratégia de posicionamento na Internet
Na era da hiperconectividade e do mundo globalizado, é imprescindível que empresas que buscam pelo sucesso estejam muito bem posicionadas em pesquisas da web, afinal, é neste campo tecnológico que se dão as oportunidades de negócio e a captação de clientes. E é devido a este cenário que se faz importante discutir o conceito de Marketing de Posicionamento de Internet (MPI) e de que forma esta estratégia pode alavancar a popularidade e sucesso de seu negócio.
Mas afinal, você sabe o que Marketing de Posicionamento na Internet e como esta estratégia de Marketing pode ser benéfica para sua empresa on-line?
Com os avanços nos campos da tecnologia, o ramo do Marketing teve que saber se adaptar de forma a inserir-se na Internet. É desta adaptação a era da hiperconectividade que surge o Marketing Digital que desempenha diversas estratégias com intuito de melhorar a posição de sites nos maiores e mais utilizados buscadores on-line, como é o caso do Google, Bing e Yahoo!.
Compreende-se, portanto, que o MPI objetiva alavancar o posicionamento de determinada companhia/empresa, trazendo, deste modo, maior visibilidade a ela e, por consequência, captação de potenciais clientes. Entretanto, tais beneficios não são suficientes para definir o Marketing de Posicionamento na Internet e, por isso, trouxemos neste artigo os 5 pilares que “dão vida” a este sistema de Marketing para Posicionamento na Internet.
Os 5 pilares do Marketing de Posicionamento na Internet (MPI)
Em resumo, profissionais de Marketing Digital usam de cinco estratégias para impulsionar o nome de empresas na Internet. Conheça quais são:
Criação de Websites
Tópico indispensável para executar as estratégias de MPI, a criação de um Website para empresas vai muito além do que um simples desenvolvimento de um site esteticamente agradável. Aspectos como originalidade, facilidade de navegação, clareza e um bom design virtual também são indispensáveis para que sua marca torne-se uma autoridade perante seus clientes e potenciais consumidores.
Search Engine Optimization (SEO)
Em tradução natural, podemos definir a sigla SEO como Otimização de mecanismos de pesquisa que nada mais é do que uma estratégia intrinseca a criação de websites. Afinal, é o SEO que – a partir de um conjunto de técnicas – traz mais harmonia ao site, facilitando, desta maneira, o rastreamento dos robôs de sites de pesquisa.
Este método muito utilizado por profissionais do Marketing Digital fazem com que os robôs compreendam com mais facilidade o contéudo de forma a indexá-lo nas primeiras páginas dos indices de pesquisas do Google, por exemplo.
Produção de Conteúdo.
Pilar essencial e sem o qual não é possivel ter um site bem rankeado nas páginas de buscadores, a produção de contéudos relevantes é o principal por manter um site funcionando, além de fazer com que ele alcançe ou não excelentes posições nas buscas.
Deste modo, é preciso que o conteúdo a ser publicado seja relevante e interessante para seu público-alvo, além de apresentar qualidade. Afinal, se os seus potenciais clientes curtem ler sobre tecnologias, não faz o menor sentido publicar artigos sobre jardinagem.
Midias Sociais
Estudos realizados no ano de 2017 apontaram que mais de 60% da população mundial utilizam as redes sociais e, por isso, compreende-se que utilizar estas plataformas para alavancar negócios de empresas é indispensável. Pois, além de serem canais perfeitos para interagir com seu público-alvo, as redes sociais permitem a postagem de links, que direcionam consumidores para o website.
Web Analytics
Por fim, o termo Web Analytics trata-se de um conjunto de ferramentas para mensurar as performances e resultados de um website. Desta forma, este pilar do MPI permite verificar o rastreamento de palavras-chaves para auxiliar o profissional de Marketing Digital na hora de escolher quais usar na produção de seus contéudos. Além de possibilitar observar o número de visitas e compartilhamentos de contéudos do website.