O papel do Social Media no Marketing de Posicionamento para a Internet (MPI)
Ademais da criação de um site otimizado e planejado com estratégias de SEO, é importante pensar em técnicas de marketing que podem gerar maior tráfego para seu website – principalmente em buscas orgânicas – afinal, é a partir desta movimentação de internautas que podemos começar a pensar nos lucros que nossa empresa irá ter.
Contudo, para que uma campanha de Marketing Digital funcione, não basta simplesmente abrigar seu site na Internet, é preciso também apostar em meios de divulgação da sua marca e conteúdos em diferentes redes. Deste modo, as mídias sociais são uma excelente maneira hoje em dia para posicionar seu site na primeira página do Google. Mas como você pode alcançar este objetivo?
O Marketing de Posicionamento na Internet (MPI) e o Social Media
Segundo pesquisas realizadas pela Agência We Are Social, revelou-se que os brasileiros costumam passar em média 9 horas de seu dia conectados à Internet, sendo que 3 horas são destinadas apenas as redes sociais. Em mais, estudos também apontam que mais de 62% dos brasileiros estão atualmente ativos em plataformas de redes sociais, fazendo o uso desta principalmente pelo celular.
Em meio a este cenário, se tornou praticamente impossível pensarmos em estratégias de Marketing Digital sem incluirmos as mídias sociais. E no Marketing de Posicionamento na Internet o cenário não se mostra diferente, afinal, a Social Media é tido como o quarto pilar básico das estratégias de posicionamento no Google.
Tanto é verdade a importância das mídias sociais para estratégias de Marketing Digital, que é estipulado que mais de 50 milhões de empresas e negócios já estão conectados no Facebook, Instragram, Twitter, entre outras plataformas de redes sociais. Sendo a principal meta apostar na integração do site com as redes sociais, a fim de engajar o consumidor com a marca, gerando mais tráfego ao website e, portanto, melhor rankeamento nos buscadores.
Como posicionar-se nas mídias sociais?
Já que o principal intuito de empresas ao abrigarem seus negócios na Internet e nas redes sociais é a maior visibilidade e captação de clientes, é importante compreender que a maneira como compartilhamos conteúdo e como nos relacionamos com os usuários, diz muito sobre o sucesso que seu negócio terá em ambiente digital.
Desta forma, certas características devem ser entendidas antes de criar uma estratégia de conteúdo com base no posicionamento de sua marca:
- Público-alvo
Antes de planejar qualquer ação de Marketing Digital nas médias sociais, é preciso realizar uma análise do seu público-alvo, identificando o que é relevante para o seu público em questão.
Para identificar seu público-alvo, vale fazer pesquisas de modo online através da Internet e mesmo de modo offline. Desta forma, você irá coletar muitas informações úteis que lhe servirão para criar conteúdos relevantes e condizentes com o perfil dos usuários que você busca atingir.
- Mercado
Identificar de que modo os seus concorrentes utilizam as mídias sociais, qual tipo de conteúdos eles postam e demais informações podem ajudá-lo a definir o seu posicionamento na Internet. Afinal, conhecer o mercado onde sua empresa atua ajuda a definir o estilo e padrão de comunicação que você terá com seu público-alvo nas mídias sociais.
- Objetivos
Mais do que aumentar o seu número de vendas pela Internet, definir uma estratégia digital envolve aspectos como: engajamento do público, geração de leads, cliques em páginas, seguidores nas mídias sociais, etc.
Conclusão
O Marketing de Posicionamento na Internet tem sofrido alterações constantes com o passar dos anos e, hoje em dia, não basta apenas que seu website esteja inserido na primeira página do Google, afinal, comunicar-se com o seu público através das mídias sociais também é essencial para aumentar suas vendas.
Havendo mais comunicação com os seus potenciais clientes, há maiores chances de produzir conteúdos de qualidade e que se adequem e chamem atenção do seu público-alvo, o que com certeza poderá te gerar resultados muitos positivos.