Clique aqui para falar com a Agência Prime Web

Posições da primeira página do Google

Posições da primeira página do Google

Você já parou para pensar quantas pesquisas online são feitas por minuto através do Google?

A resposta é surpreendente: são, em média, 40 mil buscas na internet por minuto tendo como canal o Google.

Desse modo, é possível imaginar que toda a tecnologia por trás do Google, o principal buscador na atualidade, deve ser moderna e precisa. Afinal, ele nos promete retornos de pesquisas em apenas alguns segundos e qualidade nos resultados.

A verdade é que o Google, criado no final dos anos 90, apresentou uma popularização muito rápida e teve que trabalhar em tempo recorde para assegurar a sua consistência no mercado, até se transformar na primeira opção para milhões de usuários no mundo inteiro.

Dessa forma, o site trabalha com diversos mecanismos, chamados de algoritmos, que são utilizados para filtrar resultados de baixa qualidade e potencializar a experiência do internauta.

Por isso, atualmente, conseguimos encontrar diferentes resultados no Google, de acordo com o conjunto de palavras-chave que utilizamos para realizar a pesquisa. A seguir, você vai conhecer cada um deles. Confira!

Tipos de resultados de pesquisa

1. Gráfico de resultados

Carrossel

Carrossel

Até 2014, os resultados conhecidos como “carrossel” englobavam uma série de retornos, que podia variar entre hotéis, locais para entretenimento, restaurantes, entre outros.

Contudo, a partir dessa data, isso mudou e esse tipo de resultado passou a oferecer como retorno aos usuários apenas tópicos que o Google entende que diversas abas de escolha são necessárias.

Apesar desse tipo de gráfico não redirecionar o usuário para outros links da internet, ele leva o internauta até outra página do próprio Google, onde opções que complementam a pesquisa inicial serão apresentadas.

Painel de conhecimento de marca

Painel gráfico de conhecimento da marca

Esse painel é criado pelo próprio Google, a partir de informações encontradas sobre uma empresa e/ou marca na internet.

Ele é constituído por uma breve descrição da empresa, seguida por informações técnicas, como sede e produtos oferecidos, e, às vezes, links para as principais redes sociais e para o site da marca.

2. Anúncios

Resultados por anúncios

Resultados através de anúncios

No Google, você pode anunciar o seu produto, serviço ou site através do Adwords.

Esses anúncios aparecem logo acima dos resultados orgânicos, dependendo da palavra-chave (pré-determinada no momento da compra do anúncio) e pode se alterar de acordo com o horário do dia.

Google Shopping

Google shopping

Apesar de apresentar semelhanças com o Google Adwords, o Google Shopping tem objetivos distintos.

Além de ser mais barato, ele encaminha o usuário diretamente para a página do anunciante e aparece, através de imagens clicáveis, na parte superior ou na parte direita da página.

Google voos

Google voos

Também chamado de Google Flights, essa ferramenta tem como função melhorar a experiência do internauta que está buscando por voos para diversas regiões. Por oferecer inúmeros resultados de diferentes companhias, também é capaz de mostrar quais são os melhores preços.

Por meio do Google voos, você pode ser redirecionado para a página da companhia aérea que mais se interessar.

Anúncio de hotéis

Anúncios de hotéis

Para facilitar a vida de todos os internautas, o Google surgiu com uma ferramenta que torna mais prática a busca por hotéis. Ao pesquisar por um estabelecimento, você vai ser contemplado com diferentes opções e, é claro, os seus preços.

Não só isso: além de mostrar as alternativas, também informa o endereço, número de telefone e site do hotel.

3. Resultados de locais

Guia de locais

Guia de locais

A maioria dos internautas navega no universo online como o GPS ligado. Isso faz com que o Google utilize esse fator ao seu favor e melhore a sua experiência com o site. Para isso, mostra os resultados que tenham a ver com a sua pesquisa de acordo com a sua localização.

Se você também quiser obter mais informações sobre cada resultado, basta clicar no ícone que possui o nome de cada sugestão. Assim, uma nova página, que possui mais dados, será aberta.

Painel gráfico de conhecimentos de locais

Painel gráfico de conhecimento de locais

Ao procurarmos por um local ou estabelecimento no Google, seremos contemplados com esse tipo de painel. Nele, será possível obter diferentes tipos de informações sobre a experiência que cada usuário teve naquele local.

Para isso, o internauta pode averiguar a aba de perguntas e comentários, por exemplo. Além disso, também é possível saber os horários que o estabelecimento fica mais cheio e quanto tempo normalmente é gasto lá dentro.

Informações como localização no Google Maps, telefone, endereço e até mesmo imagens também podem ser obtidas.

Box de viagem

Box de viagem

O Google, através de uma conexão feita pelo Google Maps, facilita a vida do usuário através de um box que apresenta os melhores meios de chegar a um determinado local.

São sugeridos os melhores caminhos, que podem ser feitos de carro, ônibus, trem ou até mesmo através da caminhada. Esses caminhos são escolhidos através da análise do algoritmo, que considera fatores como o trânsito ou eventuais acidentes.

Posição 0 (zero)

Posição 0 (zero)

A posição zero diz respeito a um resultado especial que fica em evidência no Google. Diferente dos outros sites, esse é disposto em um box e é considerado muito relevante ao assunto que está sendo pesquisado.

Não se sabe, contudo, como o Google determina o site que será colocado nessa posição. Normalmente, são escolhidas páginas que estão na primeira página, porém, em posições mais baixas.

4. Resultados orgânicos

Resultados orgânicos comuns

Resultados orgânicos comuns

Os resultados orgânicos são os mais conhecidos pelos usuários e eles são obtidos através de qualquer pesquisa e qualquer conjunto de palavras-chave pesquisado no Google.

As primeiras colocações dos resultados orgânicos são os que mais obtém cliques; por isso, são os mais desejados entre quem trabalha com SEO.

Listagem de redes sociais

Listagem de redes sociais

As redes sociais se tornaram plataformas muito importantes e utilizadas, principalmente para as celebridades. Por isso, ao pesquisarmos o nome de certos famosos no Google, somos contemplados com os seus perfis em diferentes tipos de sites.

Nesse quesito, o Twitter possui até mesmo um diferencial no Google: dependendo do tipo de pesquisa que você faz, é possível acessar a rede social sem sair do buscador. Isso facilita a experiência e torna tudo mais ágil.

Google Notícias

Google notícias

Dependendo dos termos utilizados na busca, o Google pode retornar as principais notícias que estão em alta sobre aquele tema. Nesses casos, não há a necessidade de clicar em um link, já que ele aparece em pequenas caixas com a manchete da notícia.

Imagens

Imagens

Mesmo não estando na aba de imagens, muitas vezes aparecem fotos quando realizamos algum tipo de pesquisa. Isso acontece, principalmente, quando utilizamos palavras-chave que fazem referência a um ponto turístico, a uma cidade famosa ou até mesmo a receitas típicas.

Esses resultados normalmente aparecem antes dos links que são obtidos por meio da busca orgânica. Ao clicar em qualquer imagem, você será redirecionado imediatamente ao Google Imagens. Assim, a foto aparece em tamanho maior e com mais qualidade.

Vídeos

Vídeos

Assim como no caso das imagens, os vídeos podem aparecer na busca orgânica antes dos links que nos direcionam a outros sites. Isso acontece porque o Google entende que as palavras-chave utilizadas necessitam de conteúdo audiovisual para oferecem um resultado completo e satisfatório.

Normalmente, nesses casos, somos redirecionados ao YouTube.

Considerações finais

Estar bem posicionado no Google é um dos principais pontos para fazer com que o seu site apareça entre esses resultados.

Desse modo, podemos dizer que ao alcançar as primeiras colocações dos resultados orgânicos, há maiores chances de fazer com que o seu site também seja bem colocado dentre outros retornos fundamentais para assegurar tráfego nas suas páginas.

Para conseguir se manter bem posicionado, contudo, a melhor opção é optar pelos serviços de marketing de posicionamento para internet oferecidos pela Prime Web! Contate-nos para obter mais informações e solicitar o seu orçamento.