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SEO On-Page

SEO On-Page

Para assegurar que o seu site se apresente como uma das primeiras opções de retorno de buscas de determinadas palavras-chaves no Google, é importante que ele seja otimizado com técnicas de SEO.

Contudo, o projeto de SEO é longo. Por essa razão, é necessário que algumas partes sejam trabalhadas com maior atenção, porque são exatamente elas em que o Google irá focar de forma mais detalhada.

São essas partes, também, que chamamos de SEO On-Page. A seguir, você conhecerá as técnicas atribuídas à ele.

Conteúdo

Atualmente, o conteúdo é o fator de ranqueamento ao qual o Google dá maior importância. Isso acontece porque as últimas atualizações do buscador procuraram priorizar ao máximo a boa experiência do usuário com os retornos oferecidos à eles.

Nesses casos, a qualidade do conteúdo e a organização com que ele é postado nas páginas conta - e muito - no momento do posicionamento. Por essa razão, ter em mente quais são as táticas para escrever um bom artigo sempre é importante.

Apesar da incrementação das palavras chave resultarem em chances maiores de alavancagem, ela deve ser feita com sabedoria. O exagero pode fazer com que os internautas não se interessem pelo conteúdo da postagem, o que irá gerar péssimas métricas para o seu site.

Além disso, aposte sempre em textos coesos, que tenham parágrafos curtos e com palavras importantes para o entendimento destacadas em negrito. Apostar na indexagem de imagens ou gifs ao longo do conteúdo também é uma dica para manter a atenção do leitor.

Título e descrição (title e meta description)

Existem dois títulos possíveis para uma página de conteúdo: o título do artigo e o título da página em geral.

O primeiro diz respeito ao título H1 do seu artigo, isto é, um título mais amplo, que precisa estar especificamente relacionado ao tema do conteúdo da postagem. Ele também conta como forma de ranqueamento para o Google e pode servir para orientar os Googlebots quando eles fizerem a varredura pelo seu site, principalmente se conter as palavras-chaves principais que você quer abordar.

O segundo tipo de título, por outro lado, tem uma relevância ainda maior para o Google. Ele é referente a uma propriedade presente dentro do código do site (em que na formatação é localizado como <title>). Ele irá aparecer tanto na aba de navegação do usuário, quanto nos resultados das páginas de pesquisa. Ele deve, também, descrever o conteúdo postado em poucas palavras e de forma mais coesa.

Por fim, a meta description não é nada mais do que a pequena descrição que aparece abaixo do título da página nos resultados do Google. Ela deve ter entre 130 a 160 caracteres e não conta de maneira direta para o ranqueamento, mas pode auxiliar os usuários a terem maior interesse no seu conteúdo.

URL

A URL é, literalmente, o endereço do seu site. Isso significa que só através dela o Google terá acesso às suas páginas para indexá-las, posteriormente, em seu próprio índice de rastreamento.

Por isso, é importante que a sua URL esteja o mais explicativa possível e sem números ou códigos em seu final. Alguns sites de armazenamento de páginas, como o WordPress, geram códigos automaticamente nas URLs, o que pode prejudicar um melhor posicionamento.

Nesses casos, o ideal é optar pela instalação de plataformas que permitem a edição do endereço da página ou por outros sites que já permitem que a URL seja alterada naturalmente e se tornem mais coerentes.

Links internos

Links internos

Como já citamos acima, a criação de conteúdo é fundamental para o posicionamento de um site. Contudo, é importante que alguns dos artigos tenham relação entre si para que aconteça outro ponto impresdincívele: a linkagem de conteúdo interno.

A relação entre dois ou mais textos pode ser evidenciada para o usuário através de um link na palavra compatível com outro artigo mais aprofundado sobre aquele assunto. Uma boa opção para fazer isso é a partir de um texto âncora.

Em artigos maiores, como os âncoras, a distribuição dos demais links acontece de maneira mais natural para aprofundar a experiência do usuário com assuntos semelhantes e também para complementar a leitura.

Textos alternativos de imagens

Os chamados textos alternativos servem, principalmente, para que os Googlebots consigam entender o que significa a imagem anexada no seu texto e em qual contexto ela foi inserida.

O próprio Google recomenda que, ao postar uma imagem junto com um artigo, você inclua os textos alternativos, descrevendo os principais pontos da foto, da animação ou do gif.

Como os textos alternativos também são checados pelos robôs do Google, é interessante que eles possuam palavras-chave que também estão inseridas ao longo do seu texto principal. Isso pode colaborar para o maior entendimento por parte do bot e auxiliar em um melhor posicionamento para o seu site.

Featured Snippet (posição zero)

Featured Snippet (posição zero)

Algumas pesquisas realizadas no Google fornecem informações diferentes de outras. Em alguns casos, antes da primeira opção de link posicionado, o buscador irá te oferecer uma caixa de conteúdo.

Essa caixa de conteúdo contém uma parte de um texto de algum site posicionado na primeira página em questão. Ele irá responder, de maneira direta, a pergunta feita pelo usuário no momento da pesquisa, sem que haja a necessidade de clicar no link do site.

Esse box é chamado de featured snippet e, entre os profissionais do SEO, de “posição 0” – nome que se dá pela posição em que o resultado aparece.

Apesar de não haver ainda uma forma de ter certeza quais são os critérios para um site aparecer na posição 0, o que se sabe é que estar na primeira colocação não influencia nesse resultado específico, já que sites que estão em posições mais baixas também aparecem como featured snippet.

Quer saber mais?

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